sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

AUDIODESCRIÇÃO: um instrumento de inclusão cultural



A charge de Ricardo Ferraz mostra  duas pessoas com deficiência visual no cinema, assistindo a um filme com audiodescrição.  Dentro de balõezinhos, o comentário do rapaz: Nossa, que lugar lindo!!! E da moça: É mesmo! O audiodescritor, com fones de ouvido, está dentro de uma cabine envidraçada com o roteiro na mão e na frente do microfone.  Sobre sua cabeça, um balãozinho com letrinhas. Do microfone saem ondas sonoras que chegam até os cegos como um olho.



A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que amplia o entendimento das pessoas com deficiência visual em eventos culturais (peças de teatro, programas de TV, exposições, mostras, musicais, óperas, desfiles, espetáculos de dança), turísticos (passeios, visitas), esportivos (jogos, lutas, competições), acadêmicos (palestras, seminários, congressos, aulas, feiras de ciências, experimentos científicos, histórias) e outros, por meio de informação sonora.
 É um recurso que transforma o visual em verbal, abrindo possibilidades maiores de acesso à cultura e à informação, contribuindo para a inclusão cultural, social e escolar Com este instrumento é possível conhecer cenários, figurinos, expressões faciais, linguagem corporal, entrada e saída de personagens em cena, bem como outros tipos de ação e detalhes que serão importantes para que as pessoas com deficiência visual construam o seu entendimento e interpretem aquilo que assistem.
Como sugestão de um recurso a favor da acessibilidade das pessoas com deficiência visual apresentamos o poema abaixo relacionado onde o objetivo é que o DV através da informação sonora construa o conceito de descrição e tenha a visão do cenário apresentado.

Click no link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário