sábado, 7 de setembro de 2013

TECNOLOGIA ASSISTIVA: UM RECURSO A FAVOR DO DESENVOLVIMENTO DAS POTENCIALIDADES HUMANAS.



De acordo com a atual Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva há uma nova abordagem teórico-prática do ensino especial. Para exercer suas funções de acordo com os preceitos dessa nova orientação o professor de educação especial deve voltar-se para o conhecimento do aluno identificando as necessidades, habilidades e dificuldades para que possa fazer intervenções eficazes que realmente proporcione a conquista da autonomia do educando.
Baseado nos estudos realizados durante a disciplina Deficiência Física (DF) pude perceber com maior exatidão que a Tecnologia Assistiva (TA) é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que dão mais autonomia, independência e qualidade de vida a pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida.  Como resultado dos estudos e das pesquisas feitas sugiro para o trabalho com a deficiência física:

 O TECLADO CONVENCIONAL E ÓRTESE MOLDÁVEL


      
Para os alunos com Deficiência Física (DF) principalmente aqueles que apresentam dificuldade na coordenação motora fina e grossa (apreensão de objetos, escrita) o teclado convencional com órtese moldável é um recurso louvável, pois o aluno digita em teclado convencional utilizando uma órtese. Esta é moldável, ajustada e fixada à sua mão. Na ponta da órtese, local que toca as teclas, existe uma ventosa de borracha que possibilita a aderência do recurso à tela facilitando assim o desenvolvimento da coordenação motora do aluno e consequentemente a habilidade de escrita.


2 comentários:

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  2. Acredito que este é um recurso ainda pouco utilizado nas salas de recurso de São Luís, apesar de ser bastante funcional. É uma ótima alternativa para viabilizar o uso do computador para quem tem dificuldade de coordenação motora.
    Parabéns pela pesquisa.
    Abraço
    Carla

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