domingo, 8 de junho de 2014

BAIXA TECNOLOGIA (RECURSOS E ESTRATÉGIAS)



De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) cerca de dois milhões de pessoas no Brasil são autistas. As principias características da referida síndrome são prejuízo no funcionamento ou atraso nas seguintes áreas: interação social, linguagem para comunicação social, jogos simbólicos ou imaginativos.

O tratamento além de envolver uma equipe multidisciplinar (com neurologista, psiquiatra, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta) depende também de um ambiente escolar propício para o desenvolvimento das habilidades que são limitadas nessas crianças.

Através do conhecimento adquirido na disciplina TGD (Transtornos Globais de Desenvolvimento) selecionamos através da internet alguns recursos e estratégias em baixa tecnologia que possa apoiar o aluno com TGD em seu desenvolvimento.


ROTINA DE ATIVIDADES BASEADO NO MÉTODO TEACCH
 
Pensando no caso Rafael (8 anos) com laudo de TEA o recurso acima é fundamental para que ele entenda e siga sua rotina. O recurso é ilustrado com todas as atividades que irão ser desenvolvidas em determinado dia.                                                                                                           
A atividade abaixo poderá ser utilizada no Ensino Regular com o Rafael no sentido de que ele construa a noção de número.








ATIVIDADE DE CIRCULO COM TAMPAS DE PET
 


NOMES PRÓPRIOS
O nome próprio é a identidade da criança. Ele tem uma característica: é fixo, sempre igual. Uma vez aprendido, mesmo a criança não alfabética não escreve seu próprio nome segundo suas suposições, mas sim, respeitando as restrições do modelo apresentado.







Nenhum comentário:

Postar um comentário