De
acordo com dados do IBGE (Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística) cerca de dois milhões de pessoas no
Brasil são autistas. As principias características da referida síndrome são
prejuízo no funcionamento ou atraso nas seguintes áreas: interação social,
linguagem para comunicação social, jogos simbólicos ou imaginativos.
O
tratamento além de envolver uma equipe multidisciplinar (com neurologista,
psiquiatra, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta) depende também de um
ambiente escolar propício para o desenvolvimento das habilidades que são
limitadas nessas crianças.
Através do conhecimento adquirido na disciplina TGD (Transtornos Globais de Desenvolvimento) selecionamos através da internet alguns recursos e estratégias em baixa tecnologia que possa apoiar o aluno com TGD em seu desenvolvimento.
ROTINA
DE ATIVIDADES BASEADO NO MÉTODO TEACCH
Pensando
no caso Rafael (8 anos) com laudo de TEA o recurso acima é fundamental para que
ele entenda e siga sua rotina. O recurso é ilustrado com todas as atividades
que irão ser desenvolvidas em determinado dia.
A
atividade abaixo poderá ser utilizada no Ensino Regular com o Rafael no sentido
de que ele construa a noção de número.
ATIVIDADE DE CIRCULO COM TAMPAS DE PET
NOMES
PRÓPRIOS
O
nome próprio é a identidade da criança. Ele tem uma característica: é fixo,
sempre igual. Uma vez aprendido, mesmo a criança não alfabética não escreve seu
próprio nome segundo suas suposições, mas sim, respeitando as restrições do
modelo apresentado.
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