Professor do aee x estudo de caso x plano do aee:
parceiros no atendimento educacional especializado
O
Atendimento Educacional Especializado (AEE) se coloca hoje como um grande
desafio e uma das grandes inovações trazidas na área da Educação Especial no
sentido que tem que é de complementação e/ou suplementação à formação do aluno
objetivando a sua autonomia na escola e fora dela.
No sentido de atingir o referido objetivo
temos que ter paralelamente a presença da figura do professor. Mediante as
pesquisas, as leituras e as atividades realizadas durante a disciplina AEE,
percebemos com maior exatidão a importância do papel do professor do AEE na
escola e na Sala de Recurso Multifuncional (SRM) que é o de parceria, no
sentido de observar e acompanhar os alunos que são encaminhados para esse
atendimento buscando soluções para adequação e adaptação de materiais a ser
utilizados pelos mesmos para que estes possam acompanhar de maneira mais
efetiva o processo ensino aprendizagem em sala de aula; é fazer valer o direito
do aluno deficiente que é a sua aprendizagem nas áreas que lhe são
comprometidas.
Para que essas observações sejam
consolidadas é importante à elaboração do Estudo de Caso que é o documento
através do qual o professor do AEE investiga, coleta os dados, analisa fatos;
no referido documento o professor do Atendimento Educacional Especializado
(AEE) apresenta o problema do aluno, esclarece esse problema identificando a
natureza do mesmo. E como etapa final sugere algumas estratégias no sentido de
resolução do problema.
O Estudo de Caso é um passaporte importante e
seguro para que o professor do AEE trace o Plano de Atendimento
Individualizado, pois é lá que vão está especificadas as áreas comprometidas do
aluno acompanhado da real situação que se encontra o educando em cada uma
dessas áreas, traçando-se objetivos a serem alcançados e propondo situações de
aprendizagens para que esses objetivos se concretizem de fato e de direito.
Enfim o Plano do AEE contribui de forma
significativa para a aprendizagem dos alunos que são atendidos na Sala de
Recurso Multifuncional (SRM), pois é nele que vai está arrolados as
necessidades e interesses de cada aluno; é através dele que o professor observa
e registra avanços e retrocessos do processo ensino aprendizagem retomando o
que não foi possível ser realizado ou que não foi alcançado pelo aluno.
Edina, que a nossa fala possa ser a nossa prática e que o que aprendemos até agora venha fazer a diferença nas nossas SRM, não fique só no discurso. Bjs!
ResponderExcluirOlá!De fato é necessário que as peculiaridades de cada aluno sejam respeitadas não só no espaço da Educação Especial, mas também na escola comum. Para que isso ocorra, é imprescindível o envolvimento e integração destes profissionais. O professor do AEE tem a grande responsabilidade de buscar essa mediação. Abraço
ResponderExcluirDe fato o professor do AEE tem muitas atribuições e as mesmas são fundamentais para que haja inclusão de fato. Entretanto, é necessário ressaltar que o professor do AEE sozinho não consegue vivenciar na prática todas as suas atribuições, precisamos de profissionais mais comprometidos com a efetivação do direito de todos à educação, bem como, que nossos administradores apoiem de fato com a disponibilização de recursos e demais elementos previstos em Lei, que são de responsabilidade das redes de ensino.
ResponderExcluirEdina, concordo com você e acredito que se cada um cumprir com suas responsabilidades a inclusão sai do papel e será vivenciada de fato em nossas escolas.
ResponderExcluirUm abraço!
Márlia