quinta-feira, 17 de outubro de 2013



DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: SUGESTÃO DE ATIVIDADE

“Relacionar-se bem com os colegas, ser respeitado pelo docente, se sentir integrado e seguro na escola e achar que as aulas são úteis para a vida leva o aluno a ter um bom desempenho” (NOVA ESCOLA, 2013).
A criança com deficiência intelectual, assim como qualquer criança, deve pertencer ao ambiente escolar. A escola deve proporcionar a esta uma educação voltada as suas habilidade e não exaltar as suas dificuldades.

As atividades propostas terão que partir de seu conhecimento para a construção de novos conceitos. Mas, muitas vezes a criança com DI não conhece “si mesma” não sabe distinguir suas características físicas e emocionais, não discrimina suas preferências. Pensando neste pressuposto devemos, a priori, oferecer atividades que favoreçam o conhecimento pessoal.

Para o caso João que suas dificuldades na sua maioria estão relacionadas à integração, socialização, comunicação, baixa autoestima e consequentemente déficit no processo de escolarização sugerimos atividades do tipo:


CARACTERISTICAS EMOCIONAIS


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg4SXF0-Vw31fS_ABD6qqTnXthFXssVjUpBi9uYJwbnw6Nbi4hWx7wKlJdUuwmQVN6VMLSU9PHWAO3G5p0NQYaui5uT9myDdT8s8vxsL6ksK6lCkbwITvSPG1LhNd4Fto3k-YJu0WqLmACE/s1600/observe+as+caracteristicas+006.jpg 

CONSIGNA DA ATIVIDADE


a)      Apresentar a atividade ao aluno pedindo que ele observe as características de cada imagem;
b)      Após observar as características identificar aquelas que ele julga possuir numerando-as e escrevendo-as;
c)      Pedir que o aluno explique porque escolheu as características acima  (o aluno deverá justificar suas escolhas);
d)      Após a conclusão da atividade o professor do AEE fará o registro do resultado da mesma, compilando assim mais informações sobre o aluno no sentido de fazer intervenções pedagógicas mais consistentes.

          OBS: No ensino regular a professora poderá adaptar a atividade no sentido de trabalhar a produção de textos a partir da leitura de imagens.
 





 

Um comentário:

  1. Parabéns duplamente Edina.

    Tanto pelo texto, quanto pela escolha da atividade proposta.

    saudações virtuais!

    ResponderExcluir