DEFICIÊNCIA
INTELECTUAL: SUGESTÃO DE ATIVIDADE
“Relacionar-se bem com os colegas, ser respeitado pelo docente, se sentir
integrado e seguro na escola e achar que as aulas são úteis para a vida leva o
aluno a ter um bom desempenho” (NOVA ESCOLA, 2013).
A criança com deficiência intelectual, assim como
qualquer criança, deve pertencer ao ambiente escolar. A escola deve
proporcionar a esta uma educação voltada as suas habilidade e não exaltar
as suas dificuldades.
As
atividades propostas terão que partir de seu conhecimento para a construção de
novos conceitos. Mas, muitas vezes a criança com DI não conhece “si mesma” não sabe distinguir suas
características físicas e emocionais, não discrimina suas preferências.
Pensando neste pressuposto devemos, a priori, oferecer atividades que favoreçam
o conhecimento pessoal.
Para o caso
João que suas dificuldades na sua maioria estão relacionadas à integração,
socialização, comunicação, baixa autoestima e consequentemente déficit no processo
de escolarização sugerimos atividades do tipo:
CARACTERISTICAS
EMOCIONAIS

CONSIGNA
DA ATIVIDADE
a)
Apresentar a atividade ao aluno pedindo que
ele observe as características de cada imagem;
b)
Após observar as características
identificar aquelas que ele julga possuir numerando-as e escrevendo-as;
c)
Pedir que o aluno explique porque escolheu
as características acima (o aluno deverá
justificar suas escolhas);
d)
Após a conclusão da atividade o professor
do AEE fará o registro do resultado da mesma, compilando assim mais informações
sobre o aluno no sentido de fazer intervenções pedagógicas mais consistentes.
OBS: No
ensino regular a professora poderá adaptar a atividade no sentido de trabalhar
a produção de textos a partir da leitura de imagens.
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Parabéns duplamente Edina.
ResponderExcluirTanto pelo texto, quanto pela escolha da atividade proposta.
saudações virtuais!