domingo, 27 de abril de 2014

DIFERENCIANDO DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA DE SURDOCEGUEIRA




Surdocego são indivíduos que apresentam perdas visuais e auditivas concomitantes.
Segundo Mclnnes (1999), essa deficiência se subdivide em quatro categorias:
·         Indivíduos que eram cegos e se tornaram surdos;
·         Indivíduos que eram surdos e se tornaram cegos;
·         Indivíduos que se tornaram surdocegos;
·         Indivíduos que nasceram ou adquiriram surdocegueira precocemente.

Segundo Maia (2011) estas categorias podem ser agrupadas em:
·         Surdocego congênitos: quando a criança nasce Surdocega ou adquire a surdocegueira nos primeiros anos de vida antes da aquisição de uma língua (português ou Libras)
·         Surdocega adquirida: quando a pessoas ficou surda após a aquisição de uma língua, seja oral ou sinalizada.
Entretanto são consideradas pessoas com deficiência múltipla aquelas que têm mais de uma deficiência associada (duas ou mais deficiência).
No Brasil de acordo com Maia (2011) a deficiência múltipla pode ocorrer da seguinte forma: física e psíquica, sensorial e psíquica, sensorial e física, física, psíquica e sensorial.
Por ser o corpo a realidade mais imediata do ser humano e sendo a partir dele que o homem descobre o mundo e a si mesmo, favorecer o desenvolvimento do esquema corporal das pessoas com surdocegueira e com deficiência múltipla é de extrema importância. As mesmas pessoas também quando não apresentam severos graus de problemas motores precisam usar as duas mãos para o desenvolvimento de um sistema de comunicação estruturado.
Portanto disponibilizar recursos para favorecer a aquisição da comunicação das pessoas com surdocegueira e com deficiência múltipla é de fundamental importância.
Exemplos:


 


Foto 1. Mão sobre e mão sob mão. A defesa tátil é a forma como a criança experimenta e reage de maneira negativa e emocionalmente às sensações do tato.



 







FOTO 2. Objetos de referências das atividades. Um boné, por exemplo, pode ser, para um aluno com surdocegueira, um objeto que antecipa a atividade de orientação e mobilidade.




 






FOTO 3. Objetos de referências de amigos e da professor.


 




Foto 4 - Calendário utilizado por uma criança com deficiência múltipla: surdez associada à deficiência intelectual. O cartaz favoreceu a compreensão dos dias da semana e a sequencia das atividades escolares, além de ampliar o vocabulário desse aluno.

Bosco (2010) afirma que todo trabalho com o aluno com deficiência múltipla e surdocegueira implica em constante interação com o meio ambiente e que prever a estimulação e a organização desses meios de interação com o mundo deve fazer parte do Plano de AEE.

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