Surdocego
são indivíduos que apresentam perdas visuais e auditivas concomitantes.
Segundo
Mclnnes (1999), essa deficiência se subdivide em quatro categorias:
·
Indivíduos
que eram cegos e se tornaram surdos;
·
Indivíduos
que eram surdos e se tornaram cegos;
·
Indivíduos
que se tornaram surdocegos;
·
Indivíduos
que nasceram ou adquiriram surdocegueira precocemente.
Segundo Maia (2011) estas categorias
podem ser agrupadas em:
·
Surdocego
congênitos: quando a criança nasce Surdocega ou adquire a surdocegueira nos
primeiros anos de vida antes da aquisição de uma língua (português ou Libras)
·
Surdocega
adquirida: quando a pessoas ficou surda após a aquisição de uma língua, seja
oral ou sinalizada.
Entretanto
são consideradas pessoas com deficiência múltipla aquelas que têm mais de uma
deficiência associada (duas ou mais deficiência).
No
Brasil de acordo com Maia (2011) a deficiência múltipla pode ocorrer da
seguinte forma: física e psíquica, sensorial e psíquica, sensorial e física,
física, psíquica e sensorial.
Por
ser o corpo a realidade mais imediata do ser humano e sendo a partir dele que o
homem descobre o mundo e a si mesmo, favorecer o desenvolvimento do esquema
corporal das pessoas com surdocegueira e com deficiência múltipla é de extrema
importância. As mesmas pessoas também quando não apresentam severos graus de
problemas motores precisam usar as duas mãos para o desenvolvimento de um
sistema de comunicação estruturado.
Portanto
disponibilizar recursos para favorecer a aquisição da comunicação das pessoas
com surdocegueira e com deficiência múltipla é de fundamental importância.
Exemplos:
Foto 1. Mão sobre
e mão sob mão. A defesa tátil é a forma como a criança
experimenta e reage de maneira negativa e emocionalmente às sensações do tato.
FOTO 2. Objetos de referências das atividades.
Um boné, por exemplo, pode ser, para um aluno com surdocegueira, um objeto que
antecipa a atividade de orientação e mobilidade.
FOTO 3. Objetos de referências de amigos e da professor.
Foto 4 - Calendário
utilizado por uma criança com deficiência múltipla: surdez associada à
deficiência intelectual. O cartaz favoreceu a compreensão dos dias da semana e
a sequencia das atividades escolares, além de ampliar o vocabulário desse
aluno.
Bosco (2010) afirma que todo trabalho
com o aluno com deficiência múltipla e surdocegueira implica em constante
interação com o meio ambiente e que prever a estimulação e a organização desses
meios de interação com o mundo deve fazer parte do Plano de AEE.
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