Nesse patamar, a Educação à Distância
(EAD) se destaca nesse cenário por vários fatores segundo Moran (2007):
formação de múltiplas turmas simultaneamente, desenvolvimento de propostas pedagógicas
diferentes para situações de aprendizagens diferentes, disponibilização de
tempo integral.
O mesmo autor ainda cita alguns entraves
como: peso da sala de aula, motivação, integração dos dois espaços: presencial
e virtual, dificuldade de acesso às tecnologias por parte de alguns alunos.
Como adepta da Educação à Distância (EAD)
elenco várias conquistas: hábito da pesquisa e da leitura, desenvolvimento das
habilidades para o trabalho com as TIC, contato com ambientes ricos de
aprendizagem. Em contrapartida
encontramos algumas dificuldades: organização e administração do tempo por
conta de uma dupla e até tripla jornada de trabalho. Estabelecimento de
vínculos afetivos, aspecto esse que contribui para a desmotivação do cursista e
às vezes até a evasão do curso.
Para que Educação à Distância (EAD) se
concretize de fato é interessante que as universidades e organizações
educacionais, em todos os níveis busquem em todos os níveis estratégias no
sentido de integrar o presencial e o virtual.
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